O Pantanal e suas Manifestações Religiosas

Pantanal e suas manifestações....Com o intuito de provocar reações, o artista retrata o encanto do Pantanal em exposição na Capital

Alana Regina e Thaís Pimenta

Jornal ‘O Estado’

20/11/2017

Começa amanhã (21), às 19h30, no espaço Energia de Mato Grosso do Sul a nova exposição de artes do artista corumbaense, Daltro. A mostra que tem como tema “O Pantanal e suas Manifestações Religiosas”, vai até dezembro deste ano em Campo Grande, e será aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

daltro

“Escolhi levar para o público da Capital um pouco daquilo que transcende as águas do Pantanal, o existencialismo puro do ser que habita essa região. A iniciativa da Energisa é louvável, pois nos dá a oportunidade de expor as nossas expressões”, comentou o artista plástico sobre a exposição.

Daltro foi militar, estudante de psicologia, mas encontrou nas artes plásticas, há 20 anos, o seu porto seguro como artista. Suas obras, inspiradas no movimento artístico impressionista e nas pinturas expressionistas, já percorreram vários países como a Venezuela, Argentina, Estados Unidos e França.

daltro2

Questionado sobre o tema da mostra “O Pantanal e suas Manifestações Religiosas”, o artista revela que a intenção é fazer o público refletir. “Religião vem da palavra religar, e acho que a nossa vida é isso, ligar, religar e desligar o tempo todo. Penso que a vida e a própria cultura é uma religião, e os quadros trazem essas manifestações religiosas. Nas obras, além das pinturas de pessoas na praça, tem O Pantanal e suas Manifestações Religiosas o tocador de Cururu- que é uma dança, mas eu enxergo como uma manifestação cultural”, disse Daltro.

Para o artista, o tema amplia a visão da sociedade em relação à religião. “Uma religião, por exemplo; no próprio Hindu, tudo é visto como uma cerimonia, almoçar, tomar banho. O tema amplia a visão do que é religião, pois enxergamos tudo como uma manifestação religiosa. O tempo todo estamos matando e construindo, desligando e religando. Essa é a grande dinâmica da vida”, explicou.

Esta é a primeira exposição individual de Daltro em Campo Grande, conforme o próprio artista. Para os interessados em apreciar as obras, a exposição começa amanhã na Capital e contará com a presença de Daltro.

Segundo ele, a proposta do evento é provocar, nas pessoas que visitarem a mostra, uma reflexão sobre o assunto.

daltro 3

“Espero, pelo menos, conseguir interagir com os visitantes durante a cerimonia de abertura porque acho que, a arte tem uma função de provocação, até o conceito de estética vem do grego Aisthetiké, que é de provocar uma reação, manifestação. Penso que as obras têm que provocar sim. Não dá para admitir quando a pessoa não tem reação nenhuma sobre a arte. Ainda mais agora que a gente vive num mundo virtual”, destacou o artista corumbaense.

A exposição vai até dezembro e estará aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Espaço Energia está localizado na avenida Afonso Pena, 3901.

*****

Um comentário sobre “O Pantanal e suas Manifestações Religiosas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s