Prêmio Guavira de Literatura tem seus vencedores revelados nesta semana

guavira 1

Alana Regina e Thaís Pimenta / Jornal ‘O Estado

11/11/2017

Sem títuloA Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul divulgou, na terça-feira (7), os vencedores do concurso Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul 2017-Edição Especial: MS 40 anos. Ao todo foram consideradas habilitadas 15 obras nas categorias Poesia, Conto, Infanto-juvenil e Romance.

Os vencedores na categoria Conto foram Henrique Pimenta, com a obra “Ele Adora a Desgraça Azul”, o autor do livro “Tesouro Enterrado e Outras Histórias”, Nalvo Franco de Almeida, e André Luiz Pereira Alves, criador da obra “Crônicas da Cidade”.

Na categoria Literatura Infantil ou Juvenil venceram Ravel Giordano de Lima Faria Paz, com a obra “Os Meninos da Colina”, Elizabeth Nogueira da Costa Fonseca com “No Jardim da Poesia” e Ruth Hellman Claudino: “Angel no Sítio”.

Já na categoria Poesia os vencedores foram Janet Izabel Zimmerman com o livro “Pétalas Secretas”, Céllia Fernando Pietro Male Ebling com a obra “Entre Cacos, Desapego-me” e Henrique Alberto de Medeiros Filho com o exemplar de “Palavras Correndo Atrás de Textos: Poemas e Outros Escritos”.

Finalmente, na categoria Romance, Marcos Weschenfelder, com “Monstros Humanos”, levou o primeiro lugar, e Fábio Dobashi Furazato o segundo, com o “Diário de Um”. De acordo com a responsável pela premiação, Melly Sen, essa edição especial da premiação faz parte de uma programação maior em alusão aos 40 anos de divisão do Estado. A diferença dessa edição para as outras foi que só podiam se inscrever escritores de Mato Grosso do Sul. “Tivemos 18 inscrições e, no total, 15 foram deferidas”, numera.

Os critérios para aprovação no edital eram três: qualidade literária, contribuição às especificidades cultural, local e regional, e criatividade. Os livros que não atingiram a média mínima, sete, foram desclassificados.

“O processo de avaliação foi feito por profissionais do Estado, por meio de uma Comissão Julgadora. Posso citar alguns deles, como Samuel Medeiros, Karina Vicell, Eliane Maria de Oliveira Giacon, Daniel Abrão e Marcele Ravanello”, completa. O primeiro colocado em cada categoria recebe um prêmio no valor de dez mil reais e um certificado de participação.

guavira 2Um dos vencedores do prêmio foi o escritor Henrique Pimenta. A obra premiada foi a segunda escrita pelo autor e, segundo ele, a mais desafiadora. “Esse livro, para mim, foi um desafio porque eu nunca havia escrito contos antes. Comecei a escrever mais ou menos imitando os autores de que eu gosto, e aos poucos eu fui criando meu próprio estilo. Eu escrevo desde os 15 anos de idade. Então, não é assim um grande segredo escrever gêneros diferentes”, disse.

Para Henrique, vencer essa premiação lhe permite escrever ainda mais. “O valor pagou os dois livros que lancei com recursos próprios. Sempre me perguntam sobre isso, gastar dinheiro produzindo livros. Penso que não é gasto, é investimento”, completa.

Janet, vencedora na categoria Poesia, pretende também investir na literatura e comemora. “Esse livro foi escrito em um período muito difícil da minha vida, lançado no ano passado. É muito gratificante ter um Guavira, pois ele valoriza e difunde o escritor pelo Estado”, diz.

*Ver reportagem completa de Alana Regina e Thaís Pimenta no Caderno “Artes & Lazer” da Edição de hoje (11/11/2017) do jornal “O Estado MS”. http://www.OE10.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s