PIRACEMA no Mato Grosso do Sul vai até 28/02/2017

pantanal ms

Desde a zero hora deste domingo (05/11/2017), está proibida a pesca esportiva e comercial nos rios de Mato Grosso do Sul. A proibição já está valendo desde a última quarta-feira (01/11) nos rios Paraná, Paranaíba e Aporé, de domínio da União, na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo e Paraná.

Até o próximo dia 28 de fevereiro de 2018, quando termina o período de defeso ou piracema (reprodução dos peixes)  determinado pelas legislações federal (Ibama) e estadual (Imasul), a pesca amadora permanece aberta nos lagos das usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paraná, para a captura (10 kg de pescado mais um exemplar) de espécies não nativas e exóticas, ou seja: tucunaré, corvina, bagre africano, tilápia, etc.

O coronel Edmílson Queiroz, responsável pelo setor de relações públicas da PMA, explicou que em ralação à pesca nos lagos do Paraná a cota não tem limite para pescadores profissionais, que poderão utilizar apenas molinete e linhadas de mão. O pescador deve respeitar 1500 metros de distância das barragens das usinas.

Em todos os rios do Estado (bacias do Paraguai e do Paraná), no período de defeso, é permitida somente a pesca de subsistência (3 kg ou um exemplar) para o morador ribeirinho. “Pessoas que moram nas cidade ribeirinhas não podem pescar. A pesca de subsistência é para a comunidade tradicional, que depende daquela proteína para sobreviver”, alerta Queiroz.

piracema2

Piracema2011

*Ver matéria completa no jornal “A Crítica” de Campo Grande, MS deste domingo (05/11/2017). http://www.acritica.net

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s