Evento comemora os 22 anos do programa radiofônico Blues & Derivados
Ana Palma / Jornal O Estado
23/10/2017
O programa de rádio Blues & Derivados completa neste mês 22 anos de estreia. Para comemorar, o MIS (Museu da Imagem e do Som) realiza a Mostra Cinema e Blues, com filmes ambientados na atmosfera do gênero musical. A curadoria é de Clayton Sales, jornalista, músico, radialista, idealizador e apresentador do programa. A mostra começa hoje (23) e segue até sexta-feira, sempre às 19h, com entrada gratuita.
Programação da Mostra
Dia 23 – segunda – A ENCRUZILHADA (1986) – Walter Hill – Um jovem estudante de música clássica ajuda um velho tocador de gaita a fugir do hospital. Ambos vão para o interior do Mississipi em busca de seus objetivos: o garoto quer a suposta 30ª composição do lendário bluesman Robert Johnson, amigo do idoso fugitivo, e o veterano artista quer resolver uma dívida sobrenatural de seu passado.
Dia 24 – terça – HONEYDRIPPER – DO BLUES AO ROCK (2007) – John Sayles – No interior dos Estados Unidos dos anos 1950, o dono de um boteco rural que tocava blues enfrenta uma crise nos seus negócios. A solução será apelar para um jovem guitarrista desempregado para agitar novamente a espelunca que dirige. Mas ele vem com uma música nova, diferente e arrebatadora.
Dia 25 – quarta – ENTRE O CÉU E O INFERNO (2006) – Craig Brewer – Uma garota branca ninfomaníaca é agredida e deixada na beira da estrada. Ela é encontrada por um agricultor negro que tenta ajudá-la de todas as formas, inclusive com sua música, já que foi um respeitado guitarrista de blues no passado que tenta esquecer.
Dia 26 – quinta – CADILLAC RECORDS (2008) – Darnell Martin – Em Chicago nos anos 1950, o empresário polonês Leonard Chess inicia um empreendimento que mudaria a história da música americana: a gravadora Chess Records. Nela, entre sucessos e conflitos, foram reveladas lendas como Muddy Waters, Howlin’ Wolf, Little Walter, Chuck Berry, Willie Dixon e Etta James.
Dia 27 – sexta – THE BLUES BROTHERS – OS IRMÃOS CARAS-DE-PAU (1980) – John Landis – Dois irmãos trambiqueiros se metem encrencas após saírem da prisão e tentarem montar uma grande banda de blues, soul e rock’n’roll para ajudar o orfanato onde foram criados. (AP)
*****