PARQUE/Ivinhema MS: Fogo incontrolável e esperança é a chuva

 

Sem título

Rafael Ribeiro / Correio do Estado

19/10/2017

INTENSO. Incêndio ocorre sem parar desde domingo

Após seis dias, bombeiros e Polícia Militar Ambiental (PMA) apostam na previsão de tempo chuvoso, que deve perdurar de hoje até domingo, para auxiliar na extinção definitiva do incêndio que castiga o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Enfrentando o tempo seco e as grandes rajadas de vento, os focos de chamas se tornaram incontroláveis. Cerca de 27 mil dos 73,3 mil hectares do local já foram consumidos pelo incêndio, conforme atualização divulgada ontem pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Após a avaliação aérea feita na terça-feira pelo major Leonardo Rodrigues Congro, comandante dos Bombeiros de Fátima do Sul e também da operação no parque, concluiu-se a necessidade de reforçar com mais homens a equipe de combate.

Outro pelotão de dez bombeiros especializados no combate a incêndio florestal se juntou ontem aos trabalhos.

Segundo o guarda do Imasul e coordenador do parque, Reginaldo Oliveira, o foco será o de impedir que as chamas avancem para os trechos de Mata Atlântica existentes no local.

“Nós direcionamos o trabalho com o objetivo de preservar as estruturas físicas que temos na área da mata (atlântica), onde fazemos reflorestamento. O fogo atingiu a nossa parte norte, onde temos áreas remanescentes de pastagens, mesmo com algumas perdas, a biodiversidade do parque está preservada”, afirmou.

A principal hipótese é de que as chamas tenham se iniciado após a queda de um raio no dia 13, parando no sábado e voltando domingo. A área atingida, segundo o Imasul, é formada principalmente por várzeas e antigas pastagens e estão localizadas no trecho pertencente ao município de Jateí, no norte do parque.

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s