Grupo Acaba: Canta Dores do Pantanal

grupo acabaDocumentário que celebra os 50 anos do Grupo Acaba é lançado amanhã (30/09/2017) em Campo Grande, MS

Thaís Pimenta /Jornal O Estado

29/09/2017

Amanhã (30) será lançado o filme documentário “Canta Dores do Pantanal” sobre os 50 anos do Grupo Acaba, dirigido por Fábio Flecha e produzido por Tania Sozza. O Grupo Energisa patrocinou o projeto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A exibição acontece às 19h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. A entrada é gratuita. Os convites são limitados e podem ser retirados no local, uma hora antes do evento.

A obra cinematográfica aborda o legado de 50 anos de ativismo do Grupo Acaba em defesa da preservação do meio ambiente, das raízes culturais e dos povos indígenas. Uma viagem ao Pantanal de Porto Esperança mostra a origem do amor ao bioma pantaneiro, cantado em verso, prosa e inesquecíveis melodias do grupo, que hoje fazem parte da identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

grupo acaba 3

O documentário faz parte do projeto Grupo Acaba 50, que incluiu quatro álbuns – com 85 músicas no total–, um DVD ao vivo, que está em fase de finalização, e um livro biográfico escrito pelo jornalista Rodrigo Teixeira, que também está sendo finalizado.

A produção contou com depoimentos de personalidades da música e da cultura sul-mato-grossenses como Paulo Simões, Jerry Espíndola, Guga Borba, Alex Fraga, Oscar Rocha, Celito Espíndola, Marcelo Loureiro, maestro Nillo Cunha, entre outras figuras conhecidas. Mais de 150 profissionais participaram das gravações. Clipes inéditos do Grupo Acaba também podem ser conferidos no longa que tem duração de 70 minutos.

Para o fundador Moacir Lacerda, a experiência de reviver locais marcantes para o grupo, como Porto Esperança, fez o sentimento de nostalgia aflorar em todos os integrantes do Acaba. “Visitamos o berço do grupo, conversamos com os moradores e vivemos um encontro muito especial com o cururueiro “seo” Agripino Soares Magalhães, foi muito emocionante”, conta ele.

*Ver restante de reportagem de Thais Pimenta na edição de hoje (29/09/2017) do jornal ‘O Estado’. http://www.oe10.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s