Campo Grande, MS, tem o setembro mais seco dos últimos 10 anos

setembro seco - Schramm26/09/2017

Luis Vilela Assumpção* / Jornal ‘Estado MS’

Sem chuva, o mês de setembro em Campo Grande não registrava índices pluviométricos tão baixos desde 2007, quando marcou 4,4 milímetros. Não chove na Capital há 38 dias. Apesar de o mês ainda não ter acabado, não há previsão de que a chuva dos próximos dias seja forte, segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho.

A região central de Mato Grosso do Sul não foi a única atingida pela estiagem em 2017, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul); um exemplo é o município de Sete Quedas – a 459 km da Capital–, onde a média histórica de chuva de 1º a 25 de setembro é de 125,7 milímetros e no mesmo período deste ano não houve chuva.

E Campo Grande, onde a média pluviométrica é de 73,9 mm, também não registrou índices relevantes de chuva neste mês. A cidade que registrou maior quantidade de chuva no mês foi Maracaju, que marcou 16,4 mm, de um histórico de 105,3, representando cerca de 15,57% do histórico.

Dourados, que estava há 37 dias sem chuva, registrou ontem cerca de 4,1 mm. Segundo o site Dourados News, o mês registrou dias de bastante calor. A temperatura chegou a 37,6°C no dia 14. A seca, além de problemas na saúde, também está afetando a agricultura da região. Com a primavera, volta a esperança de que as chuvas retornem a todas as regiões produtoras do Brasil, principalmente a Mato Grosso do Sul, onde há grande concentração de fazendas de soja.

*Ver reportagem completa de Luis Vilela Assumpção na edição de hoje do jornal ‘O Estado’  http://www.oeI0.com.br . A foto supimpa é de Saul Schramm!

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s