Imagem do dia: Incêndio destrói eucaliptos e pastagens em Ribas do Rio Pardo, MS

incêndiosQueimada que começou por volta das 11 horas de ontem consumiu centenas de hectares na Fazenda Boi Preto e áreas adjacentes. Equipes dos bombeiros, Imasul e da PRF foram mobilizadas. Fumaça encobriu a BR-262. (Foto de Gerson Oliveira)

Eduardo Miranda* / Correio do Estado

14/09/2017

Incêndio florestal destruiu centenas de hectares de vegetação e floresta de eucalipto, ontem, na Fazenda Boi Preto e propriedades adjacentes, no município de Ribas do Rio Pardo, distante aproximadamente 120 quilômetros de Campo Grande. A queimada de grandes proporções foi controlada às 20h30min por voluntários, bombeiros e brigadas de incêndio da Eucalipto Brasil, empresa dona da área.

No início da noite de ontem, brigadistas atuavam para conter as chamas com caminhões-pipa, canhões d’água, abafadores e fazendo aceiros para evitar a propagação do incêndio. A informação preliminar era de que aproximadamente 300 hectares foram queimados.

fogo2A queimada teve início por volta das 11h, em uma das reservas da propriedade, que tem aproximadamente 60 mil hectares. Levadas pelo vento, as chamas facilmente atingiram a floresta de eucalipto, cultura que ocupa praticamente metade da área da fazenda. Chegaram a prejudicar o tráfego de veículos na BR-262, durante toda a tarde. Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar também foram mobilizadas.

A combinação dos ventos moderados, da alta combustão da madeira do eucalipto com o tempo seco (a umidade relativa do ar em Ribas era inferior a 20%, na tarde de ontem) favoreceu o rápido alastramento do incêndio. No início da noite de ontem, os relatos eram de que uma faixa de 14 quilômetros de vegetação foi consumida pelas chamas.

*Ver reportagem completa de Eduardo Miranda na pág. 7 do jornal Correio do Estado de hoje (14/09/2017)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s