Mulheres em destaque na Feira Literária de Bonito, MS

escritoras

3ª edição da Feira Literária de Bonito acontece neste mês e homenageia autoras femininas Maria da Glória Sá Rosa é uma das homenageadas desta edição da Feira Literária de Bonito

Thaís Pimenta / Jornal ‘O Estado’

07/08/2017

A literatura feminina de Clarice Lispector e Maria da Glória Sá Rosa são homenageadas e reverenciadas na 3ª edição da FliBonito (Feira Literária de Bonito), que acontece entre os dias 16 e 19 de agosto na Praça da Liberdade do município.

Segundo a professora e curadora da feira, Maria Adélia Menegazzo, o objetivo é aproximar a tríade leitor, autor e livro. Ela destaca que, desde a primeira edição, o evento vem desenvolvendo também um trabalho junto às escolas da cidade de Bonito e região. “Acreditamos na convicção de que, ao promover uma melhor qualificação de leitores potenciais, teremos como retorno cidadãos capazes de ler o espaço ao seu redor com maior competência. As consequências são inquestionáveis”, explica.

A primeira edição da Feira, em 2015, reuniu cerca de 15 mil pessoas e, no ano passado, a feira atraiu cerca de 60 participantes, entre escritores, artistas e jornalistas. Foram mais de 40 horas de atrações culturais.

Clarice Lispector é conhecida como uma das escritoras mais importantes do século 20 e autora de obras icônicas como “Perto do Coração Selvagem”, “A Hora da Estrela” e “Laços de Família”, e publicou mais de 14 livros, entre contos, romances, histórias infantis e crônicas. A escritora é considerada uma das representantes mais importantes do Modernismo e reconhecida internacionalmente pela “habilidade em descrever o indescritível, exprimir o inexprimível”, como disse o amigo Érico Veríssimo.

Já a professora e escritora Maria da Glória Sá Rosa, a Glorinha, falecida em 2016, desempenhou papel fundamental na cultura de Mato Grosso do Sul, tanto na literatura como no incentivo das artes plásticas e do cinema, graças a seu talento, garra e sabedoria. Escreveu mais de dez livros, inúmeros artigos e participou de diversas conferências nacionais, inscrevendo definitivamente seu nome na história da literatura sul-mato-grossense.

As mulheres seguem com grande destaque na FliBonito. A jornalista e escritora ítalo-brasileira Marina Colasanti confirmou presença no evento e ministra a palestra “Falando de Clarice”, além de participar de uma Conversa de Roda, com o tema “Marina para Crianças”. Ela tem publicados mais de 40 títulos, entre eles literatura infantil e poesia. Na literatura adulta, reflete sobre os fatos cotidianos, sobre a situação da mulher no mundo, o amor, a arte e os problemas sociais brasileiros, sem nunca perder a sensibilidade, uma de suas maiores características.

HQs reinventando a realidade

escritoras 2Como de costume, a organização do evento escolhe um tema anual e aborda, sob diferentes perspectivas, o mesmo assunto. Nesta edição a “Literatura: a Reinvenção da Realidade” foi a pauta escolhida. Por isso, os quadrinhos ganham espaço nas rodas de discussão.

Os quadrinistas convidados Ricardo Coimbra e Bruno Maron retratam em seus trabalhos situações do cotidiano e levam os leitores a pensar criticamente sobre a vida, com quadrinhos ácidos e de opinião forte. Ambos estarão na feira no sábado (19) para a Roda de Discussão “HQ como Literatura”.

Entre outros autores convidados participarão do evento João Paulo Cuenca, Carlos Herculano, Afonso Borges e João Anzanello Corrascoza. As atrações musicais ficam por conta da Orquestra de Viola Vozes do Pantanal, a Orquestra Jovem Fundação Ueze Zahran, Chicão Castro, Melanina Sound Club feat. André Stabile e Guilherme Rondon.

A programação completa da Feira Literária de Bonito está disponível no site oficial do evento: http://flibonito.com.br/programacao/. (Com assessoria)

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s