Recomeçam os debates do Plano Diretor de Campo Grande, MS

campo grande 2

20/06/2017

angelo arrudaÂngelo Marcos Arruda* / Jornal ‘O Estado’

A Prefeitura de Campo Grande deu o pontapé inicial, ontem (19), para a retomada da discussão do Plano Diretor de Campo Grande que parou, por força de uma ação judicial da OAB-MS e de mais de 20 outras entidades.

Nesta fase, até 31 de julho, serão 76 reuniões sendo 74 em todos os bairros da cidade e nos distritos de Anhaduí e Rochedinho. Além dessas reuniões, a prefeitura, por meio da Planurb, enviou ofícios a todas as entidades de Campo Grande que têm interesse na discussão do plano e mais a todos os organismos públicos municipais, estaduais e federais que têm ação de política pública de desenvolvimento urbano.

Essa maratona, segundo Berenice Jacob, diretora-presidente da Planurb, vem em resposta ao acordo judicial celebrado entre a OAB-MS e a PMCG, pelo qual a Justiça determinou que a população fosse ouvida nos seus anseios. Ano passado, diversas reuniões foram realizadas, inclusive audiência pública, mas diversas entidades se manifestaram que não foi suficiente para cobrir toda a cidade nem toda a representação cidadã.

A Planurb é agora a coordenadora de tudo que irá acontecer e conta com a parceria da UFMS, por meio do Observatório de Arquitetura e Urbanismo, alunos e docentes da UFMS e mais a Fapec-MS, para assessorar na elaboração de estudos especiais de planejamento urbano, aproveitando totalmente os trabalhos anteriormente realizados, como as Pesquisas dos Vazios Urbanos e da Densidade Urbana, Verticalidade e Sustentabilidade, trabalhos publicados ano passado pelos professores da UFMS e que, agora, servem de base para a retomada dos trabalhos.

A cidade está passando por um difícil processo de gestão desde as eleições de 2012. No ano seguinte, os trabalhos eram para começar, mas problemas de natureza jurídica o impediram. Depois veio a cassação, entrada e saída de prefeitos e, com isso, a cidade perdeu seu espaço na discussão nacional. Ainda temos de levar em conta que 2016 foi um ano eleitoral, com eleições para prefeito e vereadores, e a cidade tinha várias agendas de discussão e, na prática, pouco se efetivou.

A advogada Berenice Jacob tem afirmado que os trabalhos já entregues pela consultoria contratada para assessorar no Plano Diretor, uma empresa de Curitiba com o nome Urbitec, serão reaproveitados, dentro do novo espírito de olhar a cidade a partir dos bairros e, por isso, essas 74 reuniões que começaram ontem. Diversas pessoas comentaram no Facebook nesse fim de semana, por força da divulgação da prefeitura do que vem por aí. Muita gente está insatisfeita, cética até, pois, com tanto descaso na gestão municipal em anos anteriores, não tem mais quem acredite que o plano vai ajudar a resolver algo em seu bairro ou em nossa cidade. Faço aqui uma reflexão com esta discussão.

Que cidade queremos? Queremos resolver a mobilidade urbana na cidade e nos bairros? Sim. Queremos resolver problemas pontuais de segurança pública? Sim. Queremos que cada bairro seja valorizado na sua essência e que haja independência e participação do povo? Sim. Estas e outras questões estão na boca de todos, mas somente serão resolvidas no curto, médio e longo prazos se nós sairmos de casa e formos aos locais que constam no site da prefeitura– acesse aqui:

www.capital.ms.gov.br/cgnoticias/downloads/cronograma-dereunioes-bairros-planurb/.

O Plano Diretor é uma obrigação de todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Desde 1941 que nossa cidade tem Planos Diretores, e inclusive vários deles deram a cara da cidade que temos hoje. Esse plano de 2017/2018 será o plano que pode devolver a autoestima para todos nós, que andamos precisando em função de anos e anos com tantos problemas. A cidade precisa de todos nós. Eu estou participando e convido você, meu leitor e leitora, para entrar neste rico processo.

*Arquiteto e urbanista, é professor da UFMS 

**A foto supimpa é de Saul Schramm! http://www.oestadoonline.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s