Dia mundial do meio ambiente: Multiplicando o verde

meio ambienteEm espaços públicos ou mesmo num cantinho de casa, cultivar plantas é uma maneira de cuidar do meio ambiente e promover o bem-estar da população

05/06/2017

Cassia Modena / Correio do Estado

Nem só concreto e aço dão forma aos centros urbanos. As árvores e plantas também estão – e precisam sempre estar – presentes nas cidades, seja nos espaços públicos, como parques e canteiros, seja no interior das residências.

 Nos locais públicos, são indispensáveis para reter a água da chuva e auxiliar na regulação do clima. E Campo Grande pode ser considerada uma capital bem servida de árvores, pois é uma das mais arborizadas do País, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Há boas razões para manter pontos verdes também nos terrenos particulares, mas ainda faltam conscientização e conhecimento deles por parte dos moradores, diz o diretor de planejamento ambiental da Agência Municipal de Planejamento Urbano de Campo Grande (Planurb), Rodrigo Giansanti. Os maiores atrativos para seu cultivo dentro de casa são o conforto térmico, a regulação da iluminação e as experiências sensoriais e de aconchego que proporcionam.

De acordo com a Lei do Uso e Ocupação do Solo de Campo Grande, nenhum lote residencial pode ter menos do que 12,5% do solo permeabilizado – e fazer calçada em todo o quintal é uma forma de impermeabilizá-lo totalmente, impedindo a drenagem da água da chuva. Manter uma área verde é, portanto, mais do que necessário, destaca o diretor.

Se quiser aproveitar esse espaço vivo, o morador pode optar pelo plantio de espécies de árvores, plantas e flores.

meio ambiente 2 - árvores

*A reportagem de página inteira de Cassia Modena está na edição de hoje (05/06/2017) do jornal Correio do Estado. www.correiodoestado.com.br

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s