Parque formado que tem nome de rio foi 1ª unidade de conservação em MS

visita-tecnica-parque-taquari-5-672x372

Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari foi a 1ª unidade de preservação (Foto: Imasul/Divulgação)

31/03/2017

Juliene Katayama / Do G1 MS

Ótima opção para trilhas e atividade aquática.
Área geográfica é formada por nascentes que ficam perto da divisa com MT.

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari tem 30.618 hectares e fica no município de Alcinópolis, na região norte de Mato Grosso do Sul. O local é ótima opção de lazer para quem curte trilhas e atividades aquáticas. Pelos atributos e posição geográfica privilegiada, foi a primeira unidade de conservação estadual de proteção integral de grande porte.

A trilha básica tem um percurso de aproximadamente 500 metros, onde pode ser apreciada a exuberância dos Canyons e certamente vivenciar inesquecíveis pôr do sol. Para fazer a trilha, o horário limite para começar é 16h30 (de MS) e o grupo não pode ultrapassar 15 pessoas, incluindo o monitor ambiental, conforme previsto no Plano de Manejo. Caso esteja chovendo, a trilha não pode ser feita.

Atualmente, somente a área do Canyons do Engano tem acesso livre desde que acompanhado por monitor, as demais áreas precisa de autorização. Na principal atração, podem ser observadas as formações de Floresta Estacional Sem decidual, ao longo das costas e encostas de morros testemunhos recobertos também por cerrado e campos naturais, na borda da escarpa observa-se ocorrência de campos rupícolas, onde predominam espécies de velosiáceas, orquidáceas e bromeliáceas.

As atividades aquáticas também estão sendo planejadas como uma descida pelo Rio Engano por 10 quilômetros apreciando a natureza.  O rio recebeu este nome porque suas águas ao descer a costa percorrer um trecho subterrâneo através de uma cavidade e ressurgindo longo a frente para a superfície.

O acesso ao parque é pela BR-359, próximo às nascentes do rio Araguaia e a cerca de 12 km do Parque Nacional das Emas próximo da divisa de Mato Grosso e Goiás. Mais informações pelo telefone (67) 3247-2276.

parque 2 - bacia do taquari

Bacia do Rio Taquari vista do alto (Foto: Marcelo Armoa/Semade)

Mais dados

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari foi criado em outubro de 1999 por meio do Decreto Estadual n.º 9.622. O local é gerenciado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

O objetivo principal é preservar os ecossistemas, espécies da flora e fauna nele associados, a manutenção da bacia hidrográfica e do patrimônio cultural e paisagístico da região, para fins de pesquisa científica, educação ambiental, recreação e turismo em contato com a natureza.

O nome do parque deriva de sua situação geográfica, devido sua área abranger nascentes formadoras do rio Taquari (Bacia do Paraguai), notadamente nos Ribeirões Furnas, Mutum e Engano, localizados próximos à divisa com os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Também abriga as nascentes formadoras do ribeirão Bauzinho, afluente do rio Sucuriú (Bacia do Paraná). Além disso, abrange área de escarpas da borda ocidental do Planalto Central Brasileiro com formações de costas e acentuado desnível de altitude, variando de 890 metros acima do nível do mar, no Chapadão dos Baús, para 390 metros, dentro da depressão pré-Pantaneira, propiciando a formação de Cânions.

Saiba mais:

Hotel fazenda, balneário e esportes náuticos são atrativos de Três Lagoas

Arte rupestre e vida silvestre para serem curtidas no mesmo lugar

Parque aquático é atrativo para quem busca diversão em Fátima do Sul, MS

Cachoeiras e balneários estão entre os atrativos turísticos de Corguinho

A 20 km do centro da capital, Morro do Ernesto atrai pela natureza e pôr do sol

Rio Negro é opção de turismo rápido e aventura pertinho de Campo Grande

Museus são opções para curtir o fim de semana em Campo Grande

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s