Das dez cidades mais quentes do País, oito são de Mato Grosso do Sul

calorNas alturas. Calor tem sido intenso nos últimos dias na Capital; ontem, a máxima chegou a 34,5ºC

23/02/2017

Oswaldo Júnior / Correio do Estado

Campo Grande, MS, marcou ontem a terceira maior temperatura entre as capitais brasileiras

calor2Os termômetros de Mato Grosso do Sul estão entre os que marcam as maiores temperaturas do Brasil. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), oito municípios sul-mato-grossenses constam na relação das dez cidades mais quentes do País. Campo Grande, embora não esteja nessa lista, ficou ontem em terceiro lugar entre as capitais no ranking do calorão, superada apenas pelo Rio de Janeiro e Cuiabá.

Dos 5.570 municípios brasileiros, o Inmet elenca dez com as maiores temperaturas – os valores mais recentes são de terça-feira. Conforme o Instituto, com exceção de Juara (MT), com 41,3ºC (em primeiro lugar) e Marechal Cândido Rondon (PR), com 36,9ºC (em sexto), as cidades mais quentes do Brasil são sul-mato-grossenses.

Em ordem decrescente, os municípios de Mato Grosso do Sul com as maiores temperaturas são: Bela Vista (38,4ºC), Porto Murtinho (38,3ºC), Água Clara (37,5ºC), Aquidauana (37,2ºC), Juti (36,6ºC), Jardim (36,5ºC), Bataguassu (36,4ºC) e Sete Quedas (36,3ºC).

A tendência, conforme previsão do Inmet, é de continuidade do calor, porém, mais ameno. Hoje, a máxima no Estado deve ser de 36ºC. Amanhã, quando se inicia o Carnaval, a temperatura cai ligeiramente para 34ºC. No sábado, a máxima prevista é de 33ºC e no domingo, de 32ºC.

O calor vem acompanhado da chuva. Deve chover hoje em todo o Estado, sobretudo na região norte e no Pantanal. Amanhã e no fim de semana, a previsão continua de pancadas de chuva, especialmente no período da tarde.

Capital

Campo Grande também se destaca quando o assunto é calor. De acordo com o Inmet, a máxima do município ontem (34,5ºC) só foi menor que as de duas capitais, caracterizadas por altas temperaturas: Rio de Janeiro e Cuiabá. O calor carioca chegou a 35,5ºC e o cuiabano a 34,5ºC.

Hoje, a máxima segue acima do patamar dos 30ºC em Campo Grande, mas o calor será menos intenso. A previsão é de temperatura entre 21ºC e 32ºC. Na sexta-feira de Carnaval, a máxima recua para 30ºC. No sábado (29ºC) e domingo (20ºC) serão ainda menores.

Em todos esses dias, a sensação de calor na Capital será atenuada pelas chuvas. Deve chover até domingo, sobretudo durante as tardes.

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s