Imagem do dia: Campo Grande, MS,tem ataduras para mais de 10 anos!

atadurasEnquanto há ataduras a serem usadas por 11 anos, faltam produtos básicos

17/02/2017

TAINÁ JARA / Correio do Estado

A má gestão dos últimos quatro anos deixou desequilibrado o estoque de itens médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Enquanto há ataduras suficientes para os próximos 11 anos, pelo menos 52 tipos de medicamentos estão em falta nas farmácias dos 82 Centros Regionais de Saúde (CRSs), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campo Grande, MS.

Conforme apurado pelo Correio do Estado o superestoque é principalmente de ataduras e intracath cateter. Há no almoxarifado da Sesau 11.582 caixas de ataduras. Considerando o consumo médio de 90 caixas por mês, o item daria para 128 meses. As ataduras 12 cm estão distribuídas em 6.170 caixas, com previsão de serem consumidas nos próximos oito anos e as 2.970 caixas de ataduras 6 cm, com consumo médio de 35 caixas por mês, têm previsão de uso durante os próximos sete anos.

Utilizado de forma muito menos frequente do que o cateter comum, o intracath cateter é outro item com superestoque. A média de uso mensal é apenas cinco. Atualmente, são 249 unidades para serem usadas durante 49 meses.

A Sesau ainda realiza levantamento no estoque de farmácias para identificar se há outros itens superestimados.

*Ver reportagem completa de Tainá Jara na edição de hoje (17/01/2017) do jornal Correio do Estado. http://www.correiodoestado.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s