Municípios de MS entre os mais quentes do País

calor-3

16/01/2017

Osvaldo Júnior / Correio do Estado

calor-2Por oito dias consecutivos, municípios de Mato Grosso do Sul estão entre os dez mais quentes do Brasil. Do dia 7 ao último sábado, Porto Murtinho, Aquidauana, Corumbá e Três Lagoas apresentaram temperaturas elevadas, que chegaram a 40º C, figurando, assim, entre as cidades brasileiras com valores extremos, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Porto Murtinho é o município sul-mato-grossense que aparece com mais frequência – e, muitas vezes, na liderança – na relação do Inmet. Nos dias 8, 9, 10, 13 e 14, Porto Murtinho, banhado pelo Rio Paraguai, registrou as mais altas temperaturas entre as 5.570 cidades brasileiras. Desde 7 de janeiro, o município apresentou máximas de 37,8º C a 40,1º C. O índice extremo foi verificado no dia 14.

Também muito quentes, mas nem tanto quanto Porto Murtinho, estão Aquidauana (máximas de 37,5º C no dia 11, e de 37,98º C no dia 10), Corumbá, no distrito de Nhumirim (38,2º C no dia 08) e Três Lagoas (37,9º C no dia 08).

Queimadas

calor-porto-murtinhoO clima quente aumenta a possibilidade de queimadas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que Mato Grosso do Sul teve, neste ano, 219 focos de incêndio. O número é o segundo maior do País, superado apenas pelo de Mato Grosso (373). Corumbá aparece no topo entre todos os municípios do País, com 156 focos.

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s