Resistência e liberdade: Capoeira no MS

capoeiraFim de semana dedicado à capoeira demonstra fortalecimento da arte no Estado

9/12/2016

Thiago Andrade / Correio do Estado

capoeira-2No cruzamento entre dança, arte marcial e cultura popular, a capoeira surge como uma manifestação profundamente brasileira. Patrimônio imaterial nacional, a arte criada pelos descendentes de escravos africanos terá um fim de semana dedicado a ela.

O grupo Camuanga de Angola promoverá um fim de semana de imersão na prática com o evento Três Dias Respirando Capoeira de Angola. Na programação, palestras e rodas de conversa, além de muitas oportunidades para prática. Os encontros acontecem no Bairro Aero Rancho, Rua Taumaturgo, 138.

Outro evento será promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o 3o Encontro Estadual para a Salvaguarda da Capoeira, que reunirá diversas entidades para discutir maneiras de preservar a arte. O encontro acontecerá no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, no sábado e domingo, a partir das 9h.

capoeira-3O encontro realizado pelo Iphan teve sua primeira edição em 2014 e foi responsável pela criação do Fórum da Capoeira de Mato Grosso do Sul. “Esse foi o primeiro passo dentro de um plano de ação desenvolvido pelo instituto. Agora, com o encontro deste ano, pretendemos criar um conselho gestor, que contará com a participação da sociedade civil, mas também de representantes de prefeitura se do governo estadual, a fim de garantir a preservação dessa manifestação cultural”, explica Sara Bernal, museóloga do Iphan.

*Ver reportagem completa de Thiago Andrade no Caderno B da edição de hoje (9/12) do jornal Correio do Estado. www.correiodoestado.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s