CENTENÁRIO DO POETA/ MANOEL DE BARROS SERÁ HOMENAGEADO COM ESTÁTUA

manoel-de-barros

7/12/2016

CASSIA MODENA / CORREIO DO ESTADO

A imagem do poeta Manoel de Barros sentado em um sofá será eternizada em uma estátua de bronze, que, em breve, estará fixada na área central da Capital. Inicialmente, o local previsto é o canteiro da Avenida Afonso Pena, próximo à Rua 13 de Maio, em Campo Grande, mas ainda é necessário acordo entre a administração estadual e municipal.

A cidade vai abrir espaço para a figura do poeta em 2017 – ano seguinte ao seu centenário, celebrado no dia 19 de dezembro.

A peça terá tamanho natural, deve medir 1,38 x 0,42 m e será produzida pelo escultor, cartunista e roteirista Ique Woitschach. O contrato com o artista, celebrado com o governo de Mato Grosso do Sul, foi publicado ontem, no Diário Oficial do Estado.

Ique é campo-grandense e atualmente mora no Rio de Janeiro (RJ). Já criou estátuas de personalidades como Pelé, Pixinguinha, Renato Russo e Michael Jackson. É a primeira vez que recebe um convite oficial para homenagear um ícone do Estado onde nasceu e viveu.

“É uma honra muito grande, é um presente para qualquer artista. Vou homenagear toda a sutileza da poesia de Manoel e a importância dela para a cultura de Mato Grosso do Sul”.

Ele adianta que a estátua será interativa e a representação do poeta estará acessível a todas as pessoas. “Dá para sentar ao lado dele, fotografar, e até os passarinhos, que estão presentes na poesia dele, vão poder visitá-lo”.

AMOSTRA

O artista realizou estudos sobre a anatomia e a obra de Manoel de Barros e já concluiu a produção de uma miniatura da escultura, que será apresentada ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja, ainda este mês, em um evento.

Depois que a amostra for aprovada, o trabalho será desenvolvido em um ateliê aberto que Ique mantém em um shopping do Rio. Segundo afirma, tudo ficará pronto em um prazo médio de 90 dias.

A produção poderá ser acompanhada por qualquer um. Os vidros transparentes do estúdio permitem visualizar a produção e interagir com o escultor.

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s