Thaís Pimenta entrevista Marinete Pinheiro (Coordenadora do MIS)

marinete-pinheiro-1

marinete3

“Acabei encontrando um nicho”, diz Marinete Pinheiro

05 de novembro de 2016 / Jornal O Estado MS

Uma jornalista apaixonada por audiovisual que flerta com a literatura para preservá-lo

Jornalista por formação, Marinete Pinheiro é uma mulher de extrema relevância em Mato Grosso do Sul não apenas pelo conhecimento que têm, mas pela luta que trava pelo reconhecimento Por curiosidade, enquanto cursava jornalismo, começou a pesquisar um pouco do que havia documentado sobre a história de Cinema do Estado e descobriu aí um nicho de trabalho. A partir daí, lançou seu primeiro livro, o “Salas de Sonhos”, com Neide Fischer, como trabalho de conclusão de curso, focando nas salas de cinema que já fizeram parte da história da Capital.

marinete-2

Só que seu sonho era ter um livro que abrangesse a história do cinema sul-mato-grossense. Então, depois de formada, ela criou um projeto que é aceito pelo Fundo de Investimentos, e consegue realizar, a muito custo, a documentação de todas as salas de cinema que já existiram em Mato Grosso do Sul.

O audiovisual cruza sua vida novamente, e ela se desloca por três anos para Cuba, aprofundando-se nos documentários. Logo depois, volta ao Brasil e é convidada, em 2015, para ser coordenadora do Museu da Imagem e do Som de Campo Grande. À frente da instituição, ela batalha pela conservação e para catalogar as obras produzidas em Mato Grosso do Sul, já que muita coisa se perdeu na divisão do Estado. Às vésperas de completar vinte anos de vida. O Museu da Imagem e do Som é um dos espaços públicos mais atuantes no fomento da produção local.

*Ver a entrevista completa de Thaís Pimenta com Marinete Pinheiro na edição de hoje (5/11) do jornal “O Estado MS”. http://www.oestadoonline.com.br

*****

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s