Violão no centro do Palco: 3º Festival Internacional em Campo Grande, MS

violonistas-1

03/10/2016

Cassia Modena / Correio do Estado

O 3º Festival Internacional de Violão em Campo Grande, MS, começa hoje e vai até sábado com atrações regionais, nacionais e violonistas convidados dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Bolívia. A programação, voltada para as apresentações ao público e para intercâmbios no ensino de música, é diversa e completa como a de poucos eventos desse tipo realizados no país. A entrada é gratuita para os concertos, que acontecem todas as noites, e também para a participação nas aulas e palestras realizadas pela manhã e tarde.

sem-titulo

O violão é o protagonista do festival, mas também a viola caipira, o violino e outros instrumentos de corda e sopro o acompanharão nos concertos/shows. Composições clássicas – tanto contemporâneas quanto as produzidas no século XV – e populares, de músicos de países que fazem fronteira com o Brasil, serão executadas. Pela amostra, é possível prever que o evento será oportunidade para troca de conhecimento entre instrumentistas brasileiros e estrangeiros e para o público em geral apreciar as possibilidades do som das cordas.

A abertura acontece nesta noite e reunirá no palco do Teatro Glauce Rocha, às 20h, os violonistas locais Pieter Rahmeier e Marcelo Fernandes, o regente Jorge Augusto Geraldo, os músicos de Camerata de Cordas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande. Pieter será solista da primeira obra apresentada, “Diálogo” de Ernst Mahle (1929), e a tocará junto aos músicos da universidade e da orquestra municipal. O solista da segunda obra, “Concerto para Violão e Orquestra” de Heitor Villa-Lobos, será Marcelo, acompanhado pelo regente Jorge Augusto.

violonistas-2

*Ver reportagem completa de Cassia Modena na edição de hoje (3/10) do jornal Correio do Estado. www.correiodoestado.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s