ELEIÇÕES 2016: PT não elege nenhum prefeito e PSDB triplica comando de cidades em MS

 

mapaPT não conquistou nenhuma prefeitura – Correio do Estado

Nas últimas eleições, PT elegeu 14 prefeitos e o PSDB 12 em todo Estado

3 OUT 2016

Por ALINY MARY DIAS / Correio do Estado

A crise vivenciada pelo Partido dos Trabalhadores nos últimos anos e intensificada em 2014 depois da Operação Lava Jato – que apura desvios e corrupção envolvendo empreiteiras e políticos – teve reflexos nas eleições municipais de todo o país. Em Mato Grosso do Sul, o partido não elegeu nenhum prefeito, diferente do cenário da última eleição municipal, em 2012, quando o PT conquistou 14 prefeituras do interior.

O péssimo resultado para a legenda sul-mato-grossense é resultado da debandada de muitos políticos. Em Corumbá, por exemplo, os dois candidatos que disputaram a prefeitura, o atual prefeito Paulo Duarte (PDT) e Ruiter Cunha (PSDB), migraram recentemente para outros partidos depois de deixar o PT.

Ao todo, o PT concorreu em apenas sete cidades de Mato Grosso do Sul. São elas: Amambai, Campo Grande, Itaquiraí, Jaraguari, Jardim, Ladário e Mundo Novo.

O cenário de crise no partido também foi reflexo nas eleições de outros estados do país. Apenas um prefeito foi eleito pelo PT, em Rio Branco (AC), no primeiro turno nas capitais.

PSDB

Situação totalmente diferente é a vivida no Estado pelo PSDB, partido do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Em 2012, foram 12 prefeitos eleitos pela legenda em Mato Grosso do Sul. Ontem, se elegeram 36 prefeitos, ou seja, o triplo em relação às últimas eleições. O partido ainda concorre pela prefeitura de Campo Grande com a candidata Rose Modesto, que enfrentará Marquinhos Trad (PSD) no segundo turno.

As prefeituras que pertencerão ao PSDB a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem são: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Ladário, Nioaque, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Taquarussu e Três Lagoas.

A apuração completa de todas as cidades do Estado você confere neste link.

Saiba Mais

Soma de brancos, nulos e abstenções ‘venceria’ 1º turno em Campo Grande

Marquinhos e Rose disputarão prefeitura da Capital no 2º turno

Ruiter derrota Paulo Duarte com 46,45% dos votos válidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s