‘O cão que guarda as estrelas’ será exibido na mostra de cinema japonês

cinemis_mostra-cinema-japones_o-cao-que-guarda-estrelas

29/9/2016

Taís Pimenta / Jornal “O Estado”

O MIS (Museu da Imagem e do Som) vem realizando a Mostra de Cinema Japonês desde o dia 26 de setembro. Hoje o filme a ser exibido é o drama “O Cão que Guarda as Estrelas”, dirigido por Tomoyuki Takimoto. A sessão começa às 19h com entrada franca.

Baseado no mangá de mesmo nome, a história tem ecos da lenda do fiel cão Hachiko ao mostrar a tentativa de um policial em resolver o caso de um corpo não identificado encontrado com um cão. Várias tramas vão se entrelaçando, formando um conto tocante sobre lealdade.

A Mostra é realizada em parceria com a AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande), e faz parte das comemorações da imigração japonesa no Brasil, que teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista.

Em sua quinta edição, a Mostra apresenta cinco filmes premiados, com curadoria de Celso Higa. O cinema japonês é um dos mais plurais do mundo, com um universo de estilos, temas e formas completamente diferentes entre si.

Mas qualquer um que assista a um filme japonês percebe certo deslocamento, algo difícil de se materializar em palavras, mas que está lá presente em todos eles, seja na comédia comercial mais pueril ou em um documentário social.

Alguns críticos ousam dizer que existe uma “japonesidade” inerente ao que eles produzem mesmo quando tentam copiar o cinema ocidental, que ao absorver o que é de fora, misturam com as suas tradições e quando devolvem ao mundo é algo que só poderia ter sido produzido no Japão.

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s