Imagem do descaso: Passados oito meses, ponte na MS-382 em Guia lopes continua sem conserto

ponte-0Laudo de peritos judiciais indicou que falta de manutenção teria provocado a queda

25/9/2016

Tainá Jara / Correio do Estado

O período de chuva está chegando novamente e os estragos ocorridos no Estado durante os fortes temporais do fim de 2015 e início de 2016 ainda não foram consertados. A ponte sobre o Rio Santo Antônio, na MS-382, em Guia Lopes da Laguna, distante 260 km de Campo Grande, foi um dos casos mais emblemáticos do período – caiu em efeito dominó no dia 2 de janeiro – e está há oito meses sem receber nenhum tipo de obra.

Apesar de ter caído durante o período de chuvas, laudos apontaram que o motivo da queda não estava ligado a causas naturais. A necessidade de auditoria para encontrar o real motivo do problema foi justamente uma das justificativas do governo do Estado para não iniciar o conserto da ponte imediatamente.

Levantamento contratado pelo governo apontava falha no projeto de construção da ponte de concreto. Entretanto, laudo realizado por peritos judiciais do Instituto de Perícias Científicas mostrou a falta de manutenção e falhas nas obras de reparo para conter erosão como causas determinantes para a queda.

No momento do desabamento, equipes da Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul) faziam serviços para recomposição do aterro e teriam cometido erros que contribuíram para derrubar a estrutura. Os trabalhadores até conseguiram filmar o momento em que a ponte caiu, derrubando sequencialmente cada uma das vigas, tudo em menos de 15 segundos.

*Ver reportagem completa na edição de hoje (25/9) do jornal Correio do Estado. http://www.correiodoestado.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s