Índice de poluição em córregos de Campo Grande, MS, diminui

saul schramm.png

Monitoramento em 79 pontos revela que 68% da água são classificadas como boa e apenas 3% ruim

10/09/2016

Fernanda Freitas / Jornal O Estado MS (Foto: Saul Schramm)

Ave aproveita ‘oferta’ de espécies pequenas de peixes oriundos dos córregos Prosa e Segredo para garantir alimento Água parada em pneus é um dos criadouros preferenciais do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Chikungunya Campo Grande Índice de poluição em córregos diminui Fernanda Freitas

Você já deve ter visto placas instaladas nas margens dos córregos de Campo Grande e ter se questionado sobre a sua função. Elas indicam a qualidade da água naquele determinado ponto. O monitoramento é feito por meio de análises periódicas da qualidade da água, dos 33 córregos e nascentes urbanas que cortam Campo Grande. Os IQA-Cetesb (Índice de Qualidade das Águas Adaptado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), são divulgados nessas placas, instaladas ao longo de todos os nossos mananciais.

schramm

Essa ação faz parte do projeto Córrego Limpo, desenvolvido pela Prefeitura da Capital, por intermédio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), em parceria com a Águas Guariroba, concessionária de saneamento básico. O objetivo do projeto é mapear o índice de poluição da água dos córregos de Campo Grande e desenvolver atividades de educação ambiental para conscientizar a população sobre a crescente onda de poluição dos mananciais campo-grandenses.

A qualidade da água superficial apresenta resultados positivos. No primeiro trimestre de 2011, quando já eram 79 pontos de monitoramento, o estudo revelava que 58% da qualidade da água era “boa” e apenas 8%, ruim. Os primeiros três meses deste ano fecharam com 67% da qualidade classificada como boa e apenas 3% como ruim.

No segundo trimestre deste ano, o índice, dos mesmos 79 pontos, revela que 68% são classificados como boa, 25% é regular e 6% ruim.

*Ver reportagem completa de Fernanda Freitas na edição de hoje (10/9/2016) do jornal “O Estado”. http://www.oestadoonline.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s