Cura Natural: Plantas medicinais são vendidas por raizeiros em Campo Grande,MS

raizeiro 106/09/2016

Thiago Andrade / Correio do Estado

raizeiro 2Dos povos tradicionais às receitas caseiras para curar males, o uso de plantas para o tratamento de doenças data dos primórdios da humanidade. Conhecida como fitoterapia, a prática terapêutica é reconhecida pelo Ministério da Saúde desde 2006. De acordo com o Conselho Brasileiro de Fitoterapia, a área tem crescido em meio às terapias medicinais alternativas.

Uma das figuras centrais desse processo são os raizeiros. Pessoas conhecedoras das propriedades medicinais de plantas e raízes, eles podem ser encontrados pelo centro de Campo Grande ou no Mercado Municipal. Embora não tenham autoridade para receitar as plantas, eles auxiliam os consumidores e afirmam que, geralmente, as pessoas sabem o que querem.

raizeiro 3“Eu atendo pessoas que já passaram por médicos ou fizeram pesquisas. Não costumo indicar nada para não ter problemas”, explica Mestre Mato Grosso, capoeirista e raizeiro que comercializa uma infinidade de ervas na Praça Ary Coelho. “Eu não sei quantas eu tenho aqui, mas sei para o que cada uma serve”, afirma. Ele conta que colhe a maior parte das plantas que vende – cerca de 20% são compradas de revendedores. Sob o sol quente, Mestre Mato Grosso espalha as sacolas com ervas como a camomila, o anis-estrelado, a buchinha, o jatobá, a flor de hibisco, entre outros. A imagem é bonita. Com um pilão, ele prepara misturas na hora, como o fez enquanto a reportagem era realizada. O fotógrafo da equipe do Correio do Estado ganhou uma trouxa com anis, sálvia e boldo-do-chile. “É para o tereré, fica ótimo”, afirmou o raizeiro.

Ele conta que aprendeu a utilidade das ervas com a mãe e colhe boa parte do que vende no sítio da família. “São plantas do Cerrado, algumas mais fáceis de encontrar, outras não. É preciso saber a hora certa de colher”, explica. Ele conta que o uso das ervas tem relação direta com a capoeira. “Conta-se que Zumbi usava plantas para curar homens brancos, que depois eram interrogados por ele”, diz.

raizeiro 4

*Ver reportagem completa na edição de hoje (6/9) do jornal Correio do Estado. 

www.correiodoestado.com.br

3 comentários sobre “Cura Natural: Plantas medicinais são vendidas por raizeiros em Campo Grande,MS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s