Artes em Conversão:Semana da Cultura na UFMS começa segunda (22) com muitas atrações

Sem título.png

Semana mais cultura, na UFMS, contará com mais de 200 atrações, incluindo oficinas abertas à comunidade externa, a partir de segunda-feira (22/8)

18/08/2016

Thiago Andrade / Correio do Estado

O espaço da arte e da cultura na universidade ainda é uma questão em debate, mas, sem dúvida, projetos voltados a aproximar esses campos ao conhecimento não faltam. Na segunda-feira (22), tem início a Semana Mais Cultura, realizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A programação se estende até domingo (28).

De acordo com o coordenador de Cultura, Marcelo Fernandes, o evento contará com diversas linguagens artísticas: música, dança, artes cênicas, artes visuais, vídeo mapping e audiovisual. Segundo ele, a proposta é articular a relação da universidade com a comunidade. Para isso, serão realizados cursos e oficinas, além de apresentações artísticas abertas ao público no Teatro Glauce Rocha.

O cotidiano dos estudantes também será impactado com atrações artísticas, no decorrer da semana. “Serão mais de 200 atrações, todas gratuitas. É um modo de fazer com que a produção realizada aqui circule entre públicos diferentes”, argumenta.

Além disso, haverá participação de grupos convidados, como o Coro da Universidade de São Paulo, que se apresenta no sábado, às 20h, e o Tri-ato Núcleo Cênico, de Dourados, que apresenta “Morte e Vida Severina – Cantigas d’um Fazedô”, na quarta-feira, ambos no Teatro Glauce Rocha. Segundo Marcelo, todas as noites, com exceção de quinta-feira, contarão com programação especial no teatro.

Das oficinas, os temas são os mais variados. Ao todo, são 12 opções para quem quer aprender mais. Desde a manipulação de softwares como o Adobe Première e Photoshop, para a edição de vídeos e imagens estáticas, assim como aulas para quem quer dar os primeiros passos nas artes cênicas, nas performances contemporâneas, nos desenhos em quadrinhos, na fotografia, entre outros. Todos os interessados podem se inscrever, mas caso haja concorrência pelas vagas, bolsistas, acadêmicos e servidores terão preferência. Para inscrições, é preciso consultar o e-mail correto na página do Mais Cultura na UFMS, no Facebook.

“Esta é uma das ações desse projeto, o Mais Cultura. Temos uma Coordenadoria de Cultura na universidade e optamos por criar essa ação maior, que engloba várias outras”, explica. O trabalho se iniciou há cinco meses. Depois de uma primeira edição realizada no ano passado, decidiu-se que o projeto era benéfico à comunidade, tanto acadêmica quanto externa.

A produção dos acadêmicos também contribui para a realização do evento. “Promovemos essa semana como um momento de encontro e troca de informações. Cada curso trará contribuições. Por exemplo, haverá exposição de obras produzidas pelo pessoal das artes visuais. Curtas e documentários produzidos como trabalhos de conclusão de cursos, como de Jornalismo, serão exibidos numa mostra”, explica Marcelo, que é professor do curso de Música da UFMS.

*Ver reportagem completa de Thiago Andrade na edição de hoje (18/8) do jornal Correio do Estado  – http://www.correiodoestado.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s