‘NYT’ alerta para fechar a boca na ‘Rio 2016’

rio 2016 completaMatéria do The New York Times fala que governo não cumpriu promessa de despoluição da Baía de Guanabara feita há 7 anos quando foi aprovada para sediar os jogos

26/07/2016

Jornal do Brasil

Matéria publicada no jornal norte-americano The New York Times nesta terça-feira (26) conta que os especialistas em saúde no Brasil têm um conselho para os nadadores, velejadores e praticantes de windsurfe que participarão dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro: Manter a boca fechada.

“Atletas estrangeiros vão nadar literalmente em excremento humano, e correm o risco de ficar doente”, disse o Dr. Daniel Becker, um pediatra local, que trabalha em bairros pobres. “É triste, mas também preocupante.”

A reportagem do NYT diz que apesar das promessas do governo ha sete anos atrás em combater a poluição da Baía de Guanabara no Rio, com fabulosas praias, as autoridades reconhecem que os seus esforços para tratar o esgoto e o lixo têm deixado muito a desejar. Na verdade, os ambientalistas e os cientistas dizem que as águas do Rio estão muito mais contaminadas do que se pensava anteriormente.

De acordo com o jornal norte-americano, testes recentes do governo e cientistas independentes revelaram uma quantidade enorme de bactérias super-resistentes que podem causar diarreia e vômito. Também se fala das “superbactérias” que podem ser fatais para as pessoas com baixa imunidade. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio também encontraram grave contaminação nas praias de bairros luxo como Ipanema e Leblon, onde cerca de meio milhão de espectadores Olímpicos devem passear e mergulhar durante o período dos jogos olímpicos.

O pescador Romário Monteiro de 45 anos passou a vida dentro da Baía de Guanabara lembra quando as águas eram cristalinas e os peixes abundantes.

A rede jogada ao mar produz chega com mais lixo do que peixes, além de televisões, cães mortos e de vez em quando um golfinho morto por ingerir plástico.

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s