Combate à poluição sonora ganha reforço da PM em MS

som

Policiais militares passaram por curso para agirem em casos de som acima do volume permitido

23/7/2016

Bruna Pasche / Jornal ‘O Estado’

Policiais militares da Capital e do interior do Estado realizaram um curso no início do mês na PMA (Polícia Militar Ambiental) com foco no combate a crimes ambientais e punição mais rígida para quem os pratica.

Segundo o major Edmilson Queiroz, o treinamento foi voltado para o conhecimento do decibelímetro, legislação ambiental sobre poluição sonora e a emissão de relatórios técnicos que acompanham a ocorrência que caracteriza o crime de poluição sonora.

Conforme o major, as medidas que haviam sendo tomadas não estavam surtindo o efeito esperado, pois eram brandas. A punição para perturbação do sossego alheio dava de 15 dias a três meses, sendo ainda amenizada por cestas básicas e trabalhos comunitários.

Com a manipulação do aparelho decibelímetro, além de ser autuado em flagrante, o crime se caracteriza como poluição sonora, garante reclusão de um a quatro anos, além de multa de R$ 5 mil reais, sendo apreendido ainda o veículo e/ou o som.

“Nós recebemos a denúncia e vamos com um veículo até o local, fazemos a medição com o aparelho, emitimos um relatório e então fazemos a autuação já em flagrante para que a punição seja mais efetiva”, explicou.

A equipe de reportagem recebeu reclamações de moradores do bairro Cidade Jardim – região central de Campo Grande – de que sofrem constantemente com o barulho do som proveniente de carros. Segundo uma moradora, que não quis se identificar, ninguém respeita os moradores da região e em cada quadra, é possível ver um carro de som diferente.

*Ver reportagem completa de Bruna Pasche na edição de hoje do jornal “O Estado”.

http://www.oestadoonline.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s