“Invasão chinesa” muda cara do comércio na área central de Campo Grande, MS

china 1

Lojas vendem de miudezas a cosméticos e até lanches

3/7/2016

Jones Mário / Correio do Estado

china 2Em um espaço de três quadras do Centro de Campo Grande, pessoas de traços orientais e português improvisado comandam o caixa de, pelo menos, oito estabelecimentos. Um dos principais pontos de negócios da Capital, a Rua 14 de Julho reflete a “invasão chinesa” na cidade, acentuada nos últimos anos e nítida aos olhos de quem passa pela via comercial. As lojas oferecem desde bugigangas diversas, material para escritório e até cosméticos, além de lanchonetes, e somam mais opções aos compradores.

A instalação de negócios geridos por chineses em Campo Grande, apesar de crescente, é observada no Centro campo-grandense desde o início dos anos 2000. Alguns estabelecimentos, como uma lanchonete na Rua 14 de Julho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco, estão no local há cerca de 15 anos. Já os empreendimentos que comercializam variedades e outros com venda de bijuterias e artigos de beleza são mais recentes, como aqueles fixados em frente à Praça Ary Coelho.

china 3Desconfiados, os imigrantes chineses resistem em atender a reportagem. A dificuldade com o idioma é a principal muleta para evitar entrevistas e, quando insistimos, alguns esbravejam em mandarim ou recorrem aos funcionários brasileiros. “Fala com ela que ela conversa com você”, sugere, apontando para uma vendedora, o dono de uma loja de artigos de decoração, que também comercializa bonecos de “animes” — desenhos animados produzidos no Japão.

*Ver reportagem completa de Jones Mário na edição de hoje (3/7) do jornal Correio do Estado. A foto é de Valdenir Rezende.

http://www.correiodoestado.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s