Stiglitz: por que a Grã-Bretanha pode deixar a União Europeia

160621-Brexit-560x336

Nobel de Economia sustenta: uma Europa cada vez mais desigual e não-solidária frustrou sonhos e despertou rancores. Ele adverte: eventual vitória do “Brexit” terá consequências dramáticas

21/06/2016

Por Antonio Martins / Outras Palavras

Faltando dois dias para o plebiscito (quinta-feira,23/6) em que os britânicos decidirão se permanecem na União Europeia (UE) ou deixam o maior bloco econômico do planeta, todas as luzes vermelhas da aristocracia financeira estão acesas. As pesquisas de opinião sugerem que a decisão será tomada por margem mínima. O moderno Guardian, que em certas ocasiões acena à esquerda, parece hoje convertido numa Rede Globo às vésperas da eleição Collor x Lula, em 1989. O jornal oferece sua capa para um artigo em que megaespeculador George Soros adverte: a eventual retirada do Reino Unido desencadeará uma “sexta-feira negra”; as poupanças da população serão corroídas por uma desvalorização abrupta da libra. Os prejuízos se multiplicarão em alta dos preços, queda dos investimentos, falta de empregos.

Quase todo o establishment político — do primeiro-ministro conservador David Cameron ao líder trabalhista “rebelde” Jeremy Corbyn — apoia a permanência da Grã-Bretanha na UE. Mas o Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz foi mais fundo, numa conferência proferida há uma semana, na Itália, a estudantes do Instituto de Iseo, fundado pelo também economista Franco Modigliani. Melancólico, Stiglitz também lamentou o risco de um “Brexit”, lembrando que projetaria sombras tão densas, sobre o cenário global, quanto a eventual vitória de Donald Trump, nas eleições presidenciais norte-americanas. Porém, fez questão de colocar o dedo na ferida: a culpa pelo mal-estar cabe às elites europeias.

Read more of this post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s