Mais um índio morre em disputa por terra no Estado de Mato Grosso do Sul

índios 0

Nos últimos cinco anos, foram quatro indígenas mortos nas fazendas invadidas de MS; ontem, em Caarapó, mais uma pessoa morreu em confronto, e outras oito ficaram feridas

15/06/2016

Tainá Jara / Correio do Estado

A morte do guarani-kaiowá e agente de saúde Clodiode Aguileu Rodrigues de Souza, 20 anos, na manhã de ontem, em Caarapó, distante 273 quilômetros, elevou para quatro o número de lideranças assassinadas nos últimos cinco anos em áreas de conflito fundiário, em Mato Grosso do Sul.

índios 1

Conforme a administração do Hospital São Matheus, outros cinco indígenas foram gravemente feridos durante a ocupação de parte do território tradicional Amambaí Peguá I, entre eles uma criança e uma mulher. Três policiais e um caminhoneiro tiveram ferimentos leves.

A retomada ocorreu na Fazenda Ivu, que ocupa parte dos 7 tekohas contemplados em relatório de identificação e delimitação de Terra Indígena Dourados Amambaipegua I, assinado pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, no mês passado.

Equipes das Polícias Federal, Militar, Rodoviária Federal e Estadual e Departamento de Operações de Fronteira (DOF) se reuniram ontem no comando da Polícia Militar em Caarapó para discutir estratégias e ações a serem tomadas para evitar novos conflitos, porém, não estão mais na área.

O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, esteve com o secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel, no final da tarde de ontem para debater a situação.

De acordo com o secretário, na semana retrasada, ele pediu ao Ministro da Justiça, Alexandre Moraes, celeridade na resolução dos confrontos no Estado, e falou sobre a situação de Caarapó. “Afirmamos que divulgação do relatório havia acirrado os ânimos tanto de indígenas quanto de fazendeiros. Solicitamos um pedido de providência”, afirma.

*Ver reportagem completa de autoria de Tainá Jara na página 7 da edição do jornal Correio do Estado de hoje (15/06).

http://www.correiodoestado.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s