Movimentos sociais realizam protesto no Dia da Luta em defesa da democracia em MS

protestoOs manifestantes reuniram na Praça Ary Coelho a passeata ocorreu na Avenida Afonso Pena (Foto: Luan Saraiva)

Karina Campos e Vivianne Nunes

10 de junho de 2016

Marcando o Dia Nacional de Lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora e da democracia, cerca de mil servidores foram protestar e reivindicar direitos na Praça do Rádio Clube na manhã desta sexta-feira (10) no centro de Campo Grande.

Aos gritos de valorização, bandeiras e balões coloridos, o protesto reuniu servidores da área da educação, saúde e rural.  “Somos contra a retirada dos nossos direitos”, explica a secretária geral da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) Deumeire de Moraes.

A mobilização pede inúmeras reivindicações como a defesa da democracia; contra o reajuste salarial; contra a reforma da previdência; contra a privatização em escolas públicas; contra a alteração do regime de partilha na exploração do Pré-sal, que destinaria recursos para a educação e saúde; e contra a lei da mordaça, que em processo de votação na Câmara para a aplicação na Reme (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande). A lei veda a discussão em sala de aula questões de religião, sexualidade e política.

A insatisfação dos trabalhadores em educação no Estado mexe com o calendário do ano letivo, cerca de 90% das escolas públicas aderiram a paralisação e já conta com representantes de 50 municípios de Mato Grosso do Sul a favor das melhorias para as classes. Por causa do movimento nacional os alunos não tiveram aula nesta sexta-feira.

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s