Tempo de lembrar…

aatividades1

Exercitar o cérebro é importante para manter e desenvolver a memória, a concentração e o raciocínio

8/6/2016

EDUARDO FREGATTO / Correio do Estado

atividades3Já é do conhecimento popular que, para manter a saúde e o bem-estar, é necessário ter uma alimentação saudável e realizar exercícios físicos com frequência. Tais atitudes podem melhorar o funcionamento dos órgãos, função cardiorrespiratória, prolongar a vida, entre outros benefícios. Contudo, pouco se fala sobre a manutenção da saúde da mente, pois, assim como o corpo físico, o cérebro também precisa de atividades e exercícios regulares.

atividades2Manter a mente intelectualmente ativa é um desafio, especialmente para as pessoas idosas. Geralmente aposentadas, elas perdem o costume de resolver situações que exigem esforço intelectual. Foi pensando nisso que, no Centro de Múltiplas Referências e Convivência do Idoso Vovó Ziza, em Campo Grande, MS, foi criada a Oficina da Memória, com jogos e atividades que visam estimular o cérebro, a memória, concentração e o raciocínio dos idosos atendidos.

“Tudo aqui estimula a memória afetiva, memória de longa e de curta duração. Utilizamos muitos jogos, música, caça-palavras, palavras cruzadas, sudoku”, explica a professora Cristiane Silva Bonfim, pedagoga responsável pela Oficina.

De acordo com o médico geriatra e professor de Clínica Geral na Universidade São Paulo (USP), Paulo Camiz, o conceito de “exercitar o cérebro” é algo recente. Há cerca de 15 anos, pesquisas revelaram que os neurônios têm a capacidade de se regenerar e formar novas conexões.

*Ver reportagem completa na edição de hoje (8/6) do jornal Correio do Estado. As fotos são de Paulo Ribas.   www.correiodoestado.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s