Meteorologia prevê frio até o próximo domingo emMS

Sem título

Frente fria chegou ontem ao Estado e deve provocar baixas temperaturas durante a semana

7/6/2016

Natalia Yahn / Correio do Estado

Previsão de baixas temperaturas a partir de hoje em todo o Estado, com mínimas que podem chegar a 2°C até o domingo, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A frente fria que chegou ontem ao Sul do Brasil já provocou queda na temperatura em vários municípios do Estado e deve continuar influenciando o tempo em todas as regiões.

frioHoje, o dia deve ser nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, exceto no sul e sudoeste do Estado, onde estará nublado, com névoa úmida e declínio na temperatura. Para amanhã, a previsão é praticamente a mesma, porém, com chuvas isoladas no norte e nas demais áreas névoa úmida ao amanhecer e ao anoitecer. Em Mato Grosso do Sul, os termômetros devem ficar entre 9°C e 24°C hoje, 4°C e 23°C amanhã, 2°C e 23°C na quinta-feira, quando começam a ser registradas as temperaturas mais baixas do ano. “O frio vai chegar um pouco mais suave em Mato Grosso do Sul, por enquanto, apenas com queda de temperatura e não deve ter chuva forte”, explica a meteorologista do Inmet, Helena Balbino. A mínima de 2ºC está prevista para a cidade de Ponta Porã.

A previsão de acentuado declínio nas temperaturas, com duração considerada longa – ou seja, por mais de quatro dias –, para esta semana, é provocada pela alta pressão que atua no Oceano Pacífico e empurra o ar polar ao continente, e mais ao leste no Oceano Atlântico a baixa pressão também empurra o ar ao continente. “Esses dois sistemas atuam como uma engrenagem, que faz essa massa de ar seco e frio de origem polar penetrar sobre o continente”.

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s