Teatro a céu aberto no Mato Grosso do Sul

teatro maracangalha

Mostra da Rede Brasileira de Teatro de Rua começa hoje e conta com a participação de sete grupos, que circularão por praças, comunidades quilombolas e aldeias indígenas da Capital e do interior de Mato Grosso do Sul.

3 de junho de 2016

Thiago Andrade / Correio do Estado

teatro 2O tempo nublado é uma preocupação para atores e atrizes que encenam seus espetáculos nas ruas. Mas, para os grupos que participam da Mostra da Rede Brasileira de Teatro de Rua, as apresentações acontecerão, faça chuva ou faça sol. O primeiro espetáculo a ser apresentado é “A Princesa Engasgada”, do Teatral Grupo de Risco. A encenação acontece às 19h, na Comunidade Tia Eva.

Neste ano, sete grupos participam do festival. Dos participantes, cinco são da Capital e dois do interior. As apresentações, que ocorrem até o dia 12, serão realizadas em espaços públicos como praças, aldeias urbanas e comunidades quilombolas. “A proposta é levar teatro e cultura para os moradores de regiões mais distantes”, explica Fernando Cruz, diretor do Teatro Imaginário Maracangalha e articulador da rede em Campo Grande, MS.

teatro 3Segundo ele, este ano, o objetivo foi descentralizar as apresentações. “Cada grupo vai se apresentar na sua cidade, mas sempre com essa proposta de levar arte às comunidades”, ressalta. Em Dourados, a Companhia Theastai e a Tri Ato Núcleo Cênico se apresentam na Aldeia Bororo. Em Nova Alvorada, o Palhaço Challito realiza a performance “100 Virtuose”, no Parque Nelson Tereré.

Todos os grupos recebem cachê da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei). O valor levantado, no entanto, não ficará para os grupos. Segundo Fernando, o objetivo é que este dinheiro ajude a custear a promoção do encontro da rede. “Tivemos o evento aprovado em um edital da Funarte específico para o fomento de redes, no entanto, o valor não foi entregue. Agora, estamos articulando ações para garantir que este encontro aconteça”, explica Fernando Cruz.

*Ver reportagem completa na edição de hoje (3/6) do jornal Correio do Estado. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s