MS é ‘alvo’ de 10 mil raios em 1 hora

mais-de-18-mil-raios-atingem-ms-em-uma-hora-diz-meteorologista

No sábado (28) das 19h às 20h, Estado foi o que mais recebeu descargas elétricas no país (Foto de divulgação)

30/05/2016

Nilce Lemos / O Estado

Mato Grosso do Sul chegou mais uma vez ao topo do ranking de Estados com maior incidência de raios do país. No sábado (28), em uma hora, foram registradas mais de 10 mil quedas de raios em todo o Estado.

Dados revelam que no sábado, das 19h às 20h, foram registrados 10.360 raios em Mato Grosso do Sul. No mesmo horário, foram registrados 4.877 quedas de raios no Paraná. Em Mato Grosso 1.187. Das 20h às 21h foram mais 8.218 raios em Mato Grosso do Sul. Já no Paraná foram 4.250 raios e em Mato Grosso 1.109.

O levantamento foi feito pelo Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Rindat (Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas), da WWLLN (Rede Mundial de Localização de Descargas Atmosféricas) e da BrasilDAT (Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas Totais).

Chuvas continuam e máxima não passa dos 26ºC em Campo Grande

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ventos do norte transportam calor e umidade, mas em níveis mais altos da atmosfera há massa de ar mais frio, o que favorece a instabilidade no Estado, trazendo as chuvas para Mato Grosso do Sul.

A previsão é de que hoje e na terça-feira esse sistema continue promovendo pancadas de chuva, especialmente no sul do Estado. Nas demais áreas o tempo estará instável com pancadas de chuva ocorrendo especialmente à tarde.

A temperatura hoje em Campo Grande ficará entre 18ºC e 26ºC. Amanhã, a mínima será de 19ºC e a máxima de 26ºC.

Na quarta-feira uma nova área de baixa pressão intensifica novamente este ciclone, fazendo com que pancadas de chuva ocorram com maior intensidade no sul do Estado. Nas demais áreas a nebulosidade estará menor e as pancadas de chuva ocorrem mais isoladas à tarde.

Na quinta-feira, no centro e norte, a nebulosidade estará menor. A região sul amanhece com névoa úmida e chuviscos isolados, no decorrer do dia a possibilidade de chuva é pequena, mas o dia continua nublado.

*****

2 comentários sobre “MS é ‘alvo’ de 10 mil raios em 1 hora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s