Operação Lama Asfáltica: Amorim construiu império milionário de 15 fazendas

lama 1

Parte do dinheiro para aquisições de propriedades teria sido desviada de obras públicas; transações entre familiares tentavam encobrir origem ilícita das verbas

18/05/2016

Milena Crestani / Correio do Estado

lama2O empresário João Alberto Krampe Amorim dos Santos construiu “império” de fazendas com os milhões que teriam sido desviados de obras públicas, por meio de suposto esquema de pagamento de propina e fraudes em contratos, investigados pela Polícia Federal. Foram adquiridas nos últimos anos, somente pela família de Amorim, 15 propriedades com custos que ultrapassam R$ 65 milhões, conforme revelam trechos das investigações. Algumas também foram arrendadas. Este valor fica ainda mais alto se somadas as áreas rurais de outros envolvidos.

A partir de documentos apreendidos ainda na primeira fase da Operação Lama Asfáltica, os policiais federais conseguiram rastrear a origem ilícita do dinheiro. Com base nessas novas provas coletadas, que revelam o organograma da organização, foi deflagrada a Operação Fazendas de Lama, em que Amorim, as filhas e outros envolvidos foram presos. Ele continua detido.

As empresas Proteco Construções Ltda. e Ase Participações e Investimentos Ltda. – ambas pertencentes a Amorim – destinavam os milhões a outras pessoas jurídicas, que tinham como sócias suas filhas, Ana Paula Amorim Dolzan, Ana Lúcia Amorim e Renata Amorim Agnoletto. Para tentar encobrir a origem ilícita do dinheiro, João Amorim fazia diversas transações de empréstimo, alguns não quitados, e doações entre seus familiares, como apontam as declarações de Imposto de Renda e os contratos de compra das propriedades, analisados pelos investigadores da Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria-Geral da União.

*Ver reportagem completa na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s