Cineclubes: O público e seus direitos

argento

Cineclubes promovem exibições no Museu da Imagem e do Som, em Campo Grande, MS, e debatem a questão

argento2Reunindo alguns cineclubes de Campo Grande, a Semana do Público contará com exibições de curtas e longas metragens. A mostra começa hoje, às 19h, no Museu da Imagem e do Som – Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar – com exibição de filmes produzidos no Estado. Serão sete curtas, de diversos diretores. A mediação fica a cargo de Mariana Sena Figueiró. Toda a programação é gratuita. A proposta do evento é colocar em pauta o Dia do Público, que faz parte da agenda do Conselho Nacional de Cineclubes. A data se tornou central para os movimentos cineclubistas, que defendem o direito de acesso do público a obras audiovisuais, sobretudo aquelas produzidas com investimentos públicos. “São exibições gratuitas com fins educacionais. Estamos atendendo o cidadão que tem direito de acesso a cultura”, pontua Carolina Sartomen, Diretora de Formação e Projetos do Conselho Nacional de Cineclubes e organizadora da semana.

DIREITOS DO PÚBLICO

O Dia do Público é comemorado pelos cineclubistas em 10 de maio. A data foi proposta pelo cineclubista Felipe Macedo, em decorrência dos eventos ocorridos em Nova York, no mesmo dia em 1849, que ficaram conhecidos como Revolta do Astor Place. Tratou-se de uma grande revolta popular, que deixou pelo menos 22 mortos e uma centena de feridos. “Foi a primeira vez que a milícia estadual foi mobilizada contra o povo. Essa revolta marca uma mudança, uma inflexão na história do espetáculo e do público”, explica o cineclubista.

*Ver reportagem completa de Thiago Andrade na edição de hoje (9) do jornal Correio do Estado.  www.correiodoestado.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s