O TRABALHO DA WCS* NO BRASIL

convite-Lancamento-Ciencia-Pantanal-eletronico

28/04/2016

Alexine Keuroghlian**
WCS Brasil   http://programs.wcs.org/brazil/

Devido ao seu tamanho e diversidade de ambientes, o Brasil provavelmente é o país com a maior diversidade biológica do mundo, com milhões de espécies, belezas naturais, e paisagens únicas.

Os 6 maiores biomas brasileiros são incrivelmente distintos entre si, e incluem o Pantanal, a maior zona úmida de água doce do mundo; a Amazônia, a maior bacia hidrográfica do mundo, a maior floresta tropical e o lugar selvagem mais intocado do planeta; o Cerrado, um tipo de savana único; a semi-árida Caatinga, onde um dia foram abundantes as ararinhas azuis; a tão ameaçada Floresta Atlântica, casa do maior macaco no Novo Mundo, o endêmico Muriqui; e os Pampas, campos altamente produtivos que foram quase que inteiramente convertidos para uso humano.

Esses biomas abrigam algumas das espécies mais icônicas do mundo, como as onças, os queixadas, a maior tartaruga de água-doce do mundo, o gigante peixe pulmonado Pirarucu, jacarés, sucuris, araras, o impressionante macaco Uakari (foto abaixo), preguiças, tamanduás e ariranhas gigantes. A lista pode seguir infinitamente (veja o site da Wikipedia sobre A Vida Selvagem do Brasil). Essa abundância de vida selvagem e paisagens é base importante para a subsistência de comunidades tradicionais, e também abriga uma diversidade sócio-cultural extremamente rica, que se desenvolveu nesses biomas ao longo do milênio e que depende da saúde dos ecossistemas.

Ao redor do mundo, as sociedades tentam achar maneiras de melhorar a subsistência e a qualidade de vida das pessoas, e muitos grupos, entre eles os conservacionistas, tentam achar o caminho para que isso seja alcançado de forma sustentável – sem causar danos irreversíveis ao meio ambiente ou a extinção de espécies. Infelizmente, existem poucas estórias de sucesso e o progresso neste sentido não é rápido o suficiente para frear o uso predatório dos recursos naturais. O Brasil não é exceção. A sua extraordinária diversidade está em perigo, com enormes trechos de terra sendo desmatados continuamente, espécies sendo caçadas ou coletadas a taxas insustentáveis, e grandes projetos de infraestrutura ameaçando romper o equilíbrio de ecossistemas aquáticos. A missão da WCS Brasil, tal como a missão da WCS Global, é “Preservar a Vida Selvagem e Lugares Selvagens” através de iniciativas que abordam o desenvolvimento sustentável e a conservação com base em pesquisa científica sólida e ações efetivas.

A WCS possui uma longa história na preservação da Vida Silvestre no Brasil (quase 40 anos) e no mundo (mais de 100 anos!). Atualmente, a WCS Brasil tem focado seus esforços na conservação de dois dos principais biomas brasileiros, que são únicos pelo complexo mosaico de florestas, áreas inundadas, águas, e claro, vida selvagem: Pantanal e Amazônia. Nós também atuamos na conservação de algumas espécies chave, incluindo, onças, queixadas, peixes migratórios e tartarugas de água doce. Para alcançar o sucesso na conservação dessas paisagens e espécies, nós fazemos o que é mais necessário dentro do contexto que se apresenta, desde desenvolver um programa de pecuária sustentável e pesquisa sobre os hábitos de queixadas no Pantanal, até desenvolver um sistema de gestão para pesca e manejo de tartarugas, passando pela estimativa das populações atuais de onças na Amazônia.

A WCS Brasil existe para assegurar que as pessoas no Brasil e no resto do mundo não percam os tesouros naturais de seu país, e que esses tesouros continuem a beneficiar gerações futuras, contribuindo para a subsistência e cultura locais, promovendo serviços ecossistêmicos chave como a purificação das águas, e inspirando a nossa imaginação.

*World Conservation Society – Brasil

**Pesquisadora da WCS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s