Semana do(a)Índio(a)

indígenas 6

25/04/2016

Thiago Andrade/ Correio do Estado

A questão indígena ganha destaque esta semana com a realização da segunda edição da Semana Estadual dos Povos Indígenas, que será aberta hoje, às 19h. A programação é vasta e reúne professores, representantes indígenas, profissionais que registram a cultura dos índios sul-mato-grossenses, entre outros.

indígenas 2

Organizada em parceria entre a Secretaria de Cultura (Sectei) e a Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, a semana aglutina discussões importantes em torno dos problemas a serem superados pelas etnias indígenas que “rexistem” – termo cunhado pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro para se referir às populações indígenas das Américas.

indígenas 3Entre os nomes centrais da programação, o professor Carlos Casé Angatu, doutor em História da Arquitetura pela USP, ministrará o curso “História e Culturas Indígenas: troca de saberes, abordagens, pesquisas e possibilidades em educação”, nos dias 26 e 27. Tupinambá, morador de Ilhéus, ele se tornou uma referência ao demonstrar a importância dos povos indígenas para a construção de cidades como São Paulo, Salvador e Campo Grande.

“Eu acredito que existem três grandes desafios para os índios no século 21. O primeiro diz respeito a mostrar que nós ainda existimos. O índio não desapareceu com a invasão portuguesa em 1500”, argumenta o professor. Segundo ele, apesar do genocídio e do massacre cultural sofridos, o povo ainda mantém sua força e sua luta. “Massacrados, sim; exterminados, não. Esta é uma frase importante do movimento indígena hoje”, comenta.

*Ver reportagem completa na edição de h0je (25/4) do jornal Correio do Estado. As fotos são de Fabiana Fernandes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s