Mais mortes de peixes do Aquário do Pantanal não estão descartadas

Sem título

Espécies adquiridas no fim de 2014 podem não suportar espera para inauguração, marcada para 2017

13/04/2016

Lucia Morel / Correio do Estado

Com apenas sete mil dos 19,3 mil peixes que vão habitar no Aquário do Pantanal vivos, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) não descarta mais mortes até que o empreendimento seja entregue e inaugurado. Previsto para ser entregue entre março e junho do ano que vem, o empreendimento abrigará 20 mil peixes de diversas espécies e assim, se transformará em um dos maiores aquários de água doce do mundo.

Sem título2O impasse com a obra provocou também atraso na mudança dos animais, que estão abrigados em tanques (caixas d’água) em galpão localizado nas dependências da Polícia Militar Ambiental (PMA), no Parque dos Poderes. Ocorre que no final de 2014, quando os primeiros animais começaram a chegar, esperava-se que dentro de pouco tempo eles seriam transferidos para o Aquário. O que não ocorreu. Com isso, a empresa que dava suporte à vida dos animais na quarentena, a Anambi Ambiental, não conseguiu mantê-los vivos e perdeu 6.111 entre dezembro de 2014 e maio de 2015.

O número de mortos faz parte de constatação feita pelo Ministério Público Estadual (MPE) durante vistoria ao local, em junho do ano passado. Esse total, no entanto, é bem menor que o que foi registrado em relatório da própria Anambi, em maio de 2015, quando indicava a morte de 10.160 unidades de peixes. Vale ressaltar que o levantamento do MPE indica que a antiga gestão estadual comprou e capturou 19.713 peixes. E se, atualmente, há apenas sete mil em quarentena, pelo menos 12.713 morreram desde dezembro de 2014.

*Ver reportagem completa na edição de hoje do jornal Correio do Estado. A foto é de Valdenir Rezende.

http://www.correiodoestado.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s