Cientista prevê evaporação do pantanal

pantanal1Elevação da temperatura pode afetar todo o Bioma do Pantanal (Foto: Arquivo Diário Digital)

Sábado, 09 de abril de 2016

Laureano Secundo | Diário Digital

Elevação da temperatura pode provocar mudanças no Bioma pantaneiro

Estudos realizados  por cientistas da Agência FAPESP alertam para o risco que o Bioma do Pantanal corre com o aumento médio até 7 °C nas temperaturas médias anuais. Em artigo do cientista Peter Moon,  o Pantanal, a maior planície alagada do mundo, corre o risco de, em 2100, ver as suas elevadas implicar numa redução sensível no regime de chuvas da região, principalmente no inverno.

Tais mudanças climáticas teriam impacto sobre a evaporação da região e a própria existência do Pantanal como o conhecemos. O Pantanal tem uma área de 140 mil km², 80% da qual fica no Brasil, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. É uma região semiárida. “Não fosse o enorme fluxo anual de água para a região, o bioma seria tão seco quanto a caatinga nordestina. Isso não ocorre porque o Pantanal é um grande reservatório que armazena as águas que escoam dos planaltos circundantes”. Afirma o pesquisador.

Essas projeções foram estimadas a partir da aplicação ao Pantanal dos modelos climáticos globais do 5º Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2014. O trabalho “Climate Change Scenarios in the Pantanal”, publicado no livro Dynamics of the Pantanal Wetland in South America, é de autoria da equipe do hidrologista e meteorologista José Antonio Marengo Orsini, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Cachoeira Paulista, e tem apoio da FAPESP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas – que, por sua vez, é apoiado pela FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia mais em: http://www.diariodigital.com.br/geral/pantanal/143196/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s