Casa Fernando Pessoa: “Quem vem também é protagonista”

fernando pessoa

Silvio de Souza Santana – Inventor e Coordenador da Casa Fernando Pessoa em Campo Grande, MS

A Casa Fernando Pessoa MS se tornou um espaço cultural em Campo Grande, no bairro Vilas Boas. Ela é a residência do jornalista e ator Silvio de Souza Santana, que gosta de poesia e principalmente de Fernando Pessoa. Começou a vida como engenheiro elétrico, morou no Rio de Janeiro e veio para Campo Grande, onde se tornou jornalista e depois ator, formado na primeira turma de Artes Cênicas da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Enquanto ainda estudava engenharia, tinha preferência pelo cinema e pelos palcos. Encantava-se com a estética dos filmes, com a composição e com a atuação. Tinha vezes que chegava ao cinema e não tinha filmes que não tinha assistido. Saiu da plateia e subiu no palco principalmente quando chegou a Campo Grande.

A principal diferença entre o teatro daqui com o de outras regiões é que na Capital ainda é uma arte relativamente recente e inicial, mas que tem grande potencial de expansão. Essa fomentação é uma das propostas da Casa Fernando Pessoa também.

Desde então não “desceu” mais, uma vez que na casa existem espaços também para apresentações teatrais, entre danças e musicais. E o que gosta mesmo é de recitar poesia. Conversa gesticulando com as mãos, recitando Fernando Pessoa e rindo alto. O Estado o entrevistou para falar sobre a criação e a trajetória da Casa, sobre outros espaços culturais da Capital e sobre as manifestações culturais que acontecem no local.

*Silvio de Souza Santana Jornalista, ator e assessor de comunicação do Incra

**Ver entrevista completa de Sílvio Santana à Bárbara Cavalcanti  na edição de hoje (27/2) do jornal “O Estado MS”.

http://www.oestadoms.com.br

*****

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s