País decide nas urnas se Evo Morales pode buscar 4° mandato

evo2Mais de seis milhões de bolivianos decidirão amanhã se autorizam o presidente Evo Morales a se apresentar para um quarto mandato, que concluiria em 2025, em um referendo abalado por denúncias de corrupção e pela morte de seis pessoas em um ataque contra uma prefeitura da oposição.

Até semana passada, estavam empatados os partidários da reforma constitucional, para permitir que Morales se candidate a um quarto mandato consecutivo. Mas as acusações que o afetam diretamente começam a mudar o panorama e, segundo pesquisas recentes, os partidários do Não (47%) superam o Sim (27%).

Se o País decide nas urnas se Evo Morales pode buscar 4º mandato cenário for confirmado, será a primeira derrota direta nos 10 anos no poder de Morales , um dos últimos representantes do chamado socialismo do século 21. Anteriormente seu partido havia perdido, em 2015, lugares-chave nas eleições municipais. Morales, o primeiro indígena Aymara a chegar à presidência, está atingido pelo escândalo do suposto tráfico de influência em favor de sua ex-mulher, Gabriela Zapata, que aos 28 anos é uma alta executiva da empresa chinesa CAMC, com contratos com o Estado no valor de 576 milhões de dólares. A Controladoria e o Congresso investigam o tema.

Fonte: Correio do Estado

*****

*Comentário do blog: Este é mais um fato político que comprova a forte guinada latino-americana para a direita nos últimos tempos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s